quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Odivelas e os Transportes Públicos

Neste post quero dar a conhecer um bocadinho da conjuntura social no que aos transportes publicos diz respeito.

Como já anteriormente referi, apenas em finais da década de 80, passei a ser um vizinho assíduo na Rua Dr. Sidónio Pais, como tal a minha utilização aos meios de transportes públicos que serviam a cidade de Odivelas, só a partir dai, passou a ser usada e abusada com bastante frequência.

Na carris haviam 3 carreiras que serviam Odivelas:

Carreira 36:
Somente a partir do inicio da década de 70 a carreira prolongou-se até Odivelas, até então ficava-se pela Calçada de Carriche. O seu final era onde parava a carreira 7, que com o nascimento do CC Oceano (1984) passou a ter o final em frente do antigo Restaurante EL. Rei D. Dinis.
Fora de horas, o percurso deixava de se fazer entre Odivelas e o Rossio, para se fazer entre Odivelas e o Arco do Cego. E quantas vez utilizei este percurso fora de horas....só quando (em 93, salvo erro) o Tozé tirou a carta é que transportava a malta no Fiat Uno Branco 1.1 SL..(um verdadeiro serviço publico à populaçao da Sidónio Pais), um carro que veio a ter um final de vida trágico e que apenas se aproveitou o isqueiro...:) - Histórias para outros posts -
Esta carreira, usava-a com frequência até ao nascimento do "MAJESTOSO 101"

Carreira 7:
Uma carreira que teve inicio em 1944, fazia inicialmente o trajecto do Chile à Calçada de Carriche, mas o verão quente de 75 trouxe-o para Odivelas, arrastado pelas multidões, que este subúrbio da Capital já tinha.
Tinha Inicio no Cais do Sodré e terminava em Odivelas. Fora de horas, era designado por 7A, que alterava o trajecto, passando a ser nesse período do dia entre Odivelas e Alvalade.
Usei-a poucas vezes, apenas numa situação esporádica em que perdia o 101 ou o 36. Tinha de ficar ao pé do Oceano e vir tudo a pé...na altura não custava nada, mas queria era chegar depressa à rua para a paródia....

Carreira 101 - O Expresso de Odivelas:
A verdadeira revolução no aspecto dos transportes públicos coincidiu
com o inicio da carreira 101 (Expresso), que se fazia entre o Marquês de Pombal (Av. Fontes Pereira de Melo) e Odivelas (Patameiras), no final da Av. D. Dinis.
Os autocarros deixavam de ser os compactos da MAN para terem o aspecto de lagarta ou com fole, o que fazia que quem viajasse dentro do fole, desafiasse as leis da gravidade...era o maior da aldeia!!! :))))))))))))
O trajecto inaugural ocorreu a 2 de Julho de 1991 e nasceu para suprimir as insuficiências do 36, no entanto acabou por ser vitima das reduções orçamentais do governo face à carris, aliada ao facto de o Metro ter chegado a Odivelas.
A sua ultima viagem ocorreu a 26 Março de 2004, pelas 22h, fazendo o percurso do Marques a Odivelas, recolhendo à Musgueira, para nunca mais sair ao serviço da melhor carreira de sempre da cidade (era um orgulho...colocava as Patameiras no mapa - "101 - Patameiras" e não "101-Odivelas".
Passou a ser, desde a inauguração, o minha carreira de eleição, uma vez que ia sempre sentado em direcção a Lisboa, rápido e muito pontual....

Faço também referência a uma outra carreia, a 216 da Rodoviária Nacional, que nascia em Alvalade e tinha o seu termino na Antero Quental.
Quando a Sidónio Pais tinha dois sentidos parava mesmo à porta do coringa, que em alturas de Carnaval (e era quase todo o ano) dava para imaginar o que os passageiros, que dele saiam, sofriam. Mas essas e outras histórias acerca desta carreiras ficam para outras núpcias.
Neste post, como de inicio referi, apenas quis contar um pouco da história dos meios de transportes de Odivelas, o que inevitavelmente acabou por ter influencia nas nossas vidas.


Até já e continuem a vir a este espaço...em breve o que referi no paragrafo anterior vai ser dissecado...eheheheheh!!!

(Nota final: Infelizmente não consegui na NET nenhuma foto acerca das carreiras que descrevi)

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